Tiananmen Square Incident -六四事件

IMG_7543 - Copy - Copy

Todos nós somos familiarizados com aquela foto de um chines em frente a uma fila de tanque de guerra. Sempre vi nos livros de história mas nunca me interessei em saber o que era. É uma historia bastante triste e que até hoje é lembrada com bastante pesar pelos hongers.

Em 04 de junho há 27 anos ocorreu um massacre em Pequim na praça Tiananmen. Não se sabe exatamente quantos milhares de pessoas foram mortas nesse dia. Mas por que?

Os protestos desses dias foram os últimos de uma série de protestos contra o governo Chinês. Inicialmente liderado por estudantes que reivindicavam entre outras coisas liberdade de expressão, liberdade de imprensa e democracia. O movimento ganhou força e adeptos também fora do meio acadêmico pelos mais diversos motivos, principalmente pela defesa da liberdade. O governo chinês resolveu tomar uma atitude e, como represália, assassinou milhares nesse dia.

Em Hong Kong todos os anos, nessa mesma data milhares de pessoas se reúnem para relembrar os mortos e reivindicar democracia e liberdade. De crianças a idosos todos vão ao parque Vitoria e permanecem 2 horas com velas acessas cantando músicas que falam sobre liberdade e democracia. Mas por que?

IMG_7594.JPG

Hong Kong deixou de ser uma colônia inglesa há apenas 19 anos e voltou a fazer parte da China como território independente. O governo chinês desde então tem diminuido as liberdades dos Hongers, principalmente a liberdade de expressão.O problema vem se agravando.

Mas por que protestar?

Porque até o hoje na China não se pode falar do assunto. Com possibilidade de ser preso ou como diz o Alex, simplesmente sumir.
Além disso quem morre defendendo a liberdade nunca morre em vão e deve ser sempre lembrado.

IMG_7515 - Copy (2) - Copy.JPG
Eles estavam cantando em cantonês mas todo mundo consegue entender o desejo de liberdade.

“Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há quem explique e ninguém que não entenda” Cecília Meireles.

Deixe um comentário